sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Indescritível

Estamos aqui na beira do rio Soninho, em algum lugar entre Mateiros e São Felix do TO, onde vamos passar a noite, sob um céu megaestrelado, com um barulhinho bom de água corrente e os grilos e corujas cantando pra gente. Uma paz sem tamanho!


Resolvemos ficar por aqui, pois saímos só ao meio dia de Mateiros, já que tivemos que consertar o carro. No caminho paramos no fervedouro e eu fiquei pensando o porquê deste nome. Seria porque fervemos até chegar lá? Ou seria porque a água é quente? Ou porque as bolhas que sobem da areia faz parecer que está fervendo? Sei lá...Acho que um pouco de tudo isso e sei lá mais o quê.
Vou tentar descrever o indescritível: ao chegar no lugar, a sensação é de chegarmos a uma piscina redonda rasa e com azulejos brancos, tamanha a transparência da água e rodeada por bananeiras e buritis. Então entramos na água, de temperatura simplesmente perfeita: fria o bastante para refrescar e quente o bastante pra não dar frio, mesmo depois de uma hora lá dentro.





















Fui andando até o centro das “bolhas” e experimentei a sensação mais estranha que já vivi: a areia branca muito fina aos meus pés foi se abrindo e me envolvendo e parecia que eu ia afundar, mas não afundei por conta da pressão da água. E as pernas vão sumindo naquela areia finíssima e nós ficamos ali tentando afundar sem conseguir, mergulhando na areia (literalmente) e brincando por horas como duas crianças. Foi muito divertido! Assista ao vídeo pra tentar entender.


Continuando a viagem paramos em um segundo fervedouro (o da Mumbuca) em que a tal sensação era ainda maior. A área das “bolhas” de areia era maior e a gente sentia como se a areia fosse fumaça, de tão fina. Uma maluquice deliciosa!





Claro que eu não queria sair daquela água, apesar das mutucas quase nos expulsarem. Mas não podíamos dormir naquela área e já estava tarde pra continuarmos até o próximo atrativo, então paramos nessa curva do rio, onde passaremos a noite na Sapa. Nós dois, a Sapa e as estrelas ao som da água do rio Soninho.

Acho que será o melhor sono de nossas vidas...


3 comentários: