quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Parabéns TO!

Todo mundo diz que as coisas não funcionam no Brasil, né? E eu fico tããõ contente quando constato o contrário: tem coisas que funcionam sim!
Saímos de Ponte Alta do TO e pegamos a famosa estrada do Jalapão, que só dá pra 4x4 mesmo, cheia de “costelas-de-vaca”, caldeirões de areia fofa e atolante. "Talvez se a gente andasse na lua tivesse menos buraco"...palavras do piloto. Mas ele foi super capaz e a Sapa foi super valente e nós não atolamos nenhuma vez! Pelo menos até agora...E olha que estamos sem motor de arranque, provavelmente por conta da bateria e do monte de coisas que ligamos...hehehe
Logo depois de sairmos de Ponte Alta, fomos mais uma vez surpreendidos pelas maravilhas desse lugar. Vimos uma placa na estrada que dizia: Gruta Sussuapara a 100m. Como era tão pertinho resolvemos parar e chegamos a um lugar mágico. Uma fenda nas pedras com uma queda d'água lindíssima. Começamos bem o dia!




Mas vamos ao que interessa. Depois de enfrentar a estrada com bravura, chegamos ao centro de recepção ao turista da Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo. Como não tinha ninguém, seguimos direto para a cachoeira. Fiquei surpresa com a estrutura: trilha suspensa muito bem feita e com material de primeira, até os pontos de visualização da cachoeira. Escadas amplas e seguras, também suspensas, para acesso à praia, além de sanitários limpos e bem equipados. Até aí tudo bem, já que deveria ser assim em quase todos os locais turísticos. Mas teve mais...





A cachoeira é maravilhosa, o rio lindíssimo! Realmente um lugar muito especial e que deve ser muito bem cuidado para ser preservado. 






Quando fomos sair de lá, a Sapa se recusou! Simplesmente não quis pegar. Já estava escurecendo e não tínhamos muito o que fazer, então resolvemos o problema pela manhã. Já tínhamos “almojantado” e preparávamos o carro para dormir quando chegou um rapaz se identificando como guarda-parque e nos informou muito educadamente que não poderíamos acampar ali. Explicamos o ocorrido e ele se dispos a nos ajudar e empurrou o carro e a Sapa pegou. Então sugeriu que passássemos a noite no centro de recepção. Fomos até lá e visitamos a ótima estrutura do centro, mas preferimos dormir na Sapa que já estava semiarrumada, mas pudemos usar os banheiros deles.
Então aqui fica nosso parabéns ao governo do Tocantins, especialmente ao Naturatins órgão do governo que faz um bom trabalho. Pelo menos ali.

É claro que toda história tem pelo menos três versões, mas esta foi a visão de 2 turistas que precisaram da infra mínima necessária, e ela estava lá funcionante.

Um comentário:

  1. Não tem uma opção "Curtir" aí não ? Kkkk Que lugares lindossss !!! Bjo. Jerusa.

    ResponderExcluir